O QUE UM BOM CONTADOR FAZ PELA SUA EMPRESA?

  • em 2 de agosto de 2017

Um bom contador conhece bem as leis e sabe como orientar o empresário a tomar uma decisão mais assertiva.

Escrituração Fiscal

Para que tudo isso seja entregue corretamente e dentro do prazo, você precisa de um contador extremamente disciplinado e profissional. É ele quem vai fazer, muitas vezes sem você perceber, o trabalho permanente para a sua empresa funcionar como um relógio.

E é justamente a atenção dada nesse item que vai levar ao próximo:

Prevenção de Multas

Um bom contador sabe os prazos de vencimentos estipulados pela lei para as principais obrigações da sua empresa. É ele quem vai apresentar as informações e as guias para você se prevenir de multas, juros e demais encargos.

É nesse momento que você precisa escutar os conselhos dele com sabedoria e ser altamente firme com os colaboradores para adotar práticas que não permitirão prejuízos por irregularidades e negligência. Aliás, um bom contador também vai ajudar a eliminar o risco de você cair na malha fina do Leão.

Mesmo que você tenha entregue seu Imposto de Renda faz tempo, se houver necessidade de retificação, o profissional da área contábil bem preparado vai conseguir dar a assistência à correção dos dados.

Cálculos relativo aos funcionários

O profissional de contabilidade também é muito necessário para atuar em conjunto de departamento de recursos humanos. Isso porque ele ajuda no cálculo da Folha de Pagamentos para assegurar o cumprimento de dos direitos trabalhistas, cuidando da validação dos encargos, horas-extras, adicional noturno, adicional de periculosidade, comissões, férias, 13º salário, etc.

Além disso, ele é muito importante nas contratações e admissões, munindo o empresário ou gestor de RH de informações fundamentais para evitar infrações. Inclusive, um bom contador também está a par dos acordos de convenção coletiva entre os trabalhadores e sindicatos patronais.

Quando qualquer alteração acontece, como novos valores de salário-base, benefícios ou regras da jornada de trabalho, é o contador quem vai orientar sobre os ajustes, evitando processos trabalhistas.

Contador é investimento

Assim como em qualquer profissão, certamente nem todos os contadores estão capacitados no mesmo nível para entender, interpretar e orientar seus clientes. Você precisa tratar um contador como um investimento e não como um gasto.

Um bom contador deve ter qualidades como pró-atividade para identificar soluções legais que permitam reduzir custos fiscais e gerenciais da sua empresa. Ele deve ser capaz de ajudar no planejamento fiscal e estar se atualizando constantemente sobre a legislação brasileira.

Conhecer sobre administração, marketing e informática também são conhecimentos multidisciplinares que contam bastante, sobretudo agora que os softwares e soluções contábeis online estão cada vez mais presentes nas empresas visando automatizar o dia a dia.

Fonte: www.jornalcontabil.com.br

Compartilhar