Gestão de Tributos

Consiste na análise minuciosa da legislação vigente, do cenário fiscal, da natureza dos negócios e da aplicação de metodologia para postergar, reduzir ou eliminar licitamente a carga tributária.

A elevada carga tributária a que são submetidas às empresas nacionais, aliada a constantes crises econômicas, pacotes fiscais dos governos federais, estaduais e municipais e medidas cada vez mais intensas no combate a sonegação fiscal, aumentam as necessidades de se adotar um programa de Gestão de Tributos, de forma a obter não só uma redução dos gastos tributários habituais, mas também a devolução ou compensação dos tributos cobrados indevidamente pelo Estado.

Para as empresas manterem-se competitivas neste mercado globalizado é, sem dúvida, necessário buscar alternativas que possibilitem reduzir legalmente seus maiores custos, que são os tributos, através de uma competente gestão tributária.

A Gestão de Tributos possibilita às empresas uma análise gerencial antecipada sobre a carga tributária que incide nas suas operações comerciais. Com freqüência observa-se que empresas pagam mais do que é legalmente exigido, por desconhecimento de opções legais favoráveis às mesmas. Isto normalmente ocorre pela falta de tempo ou de pessoas especializadas na área tributária que possam acompanhar e interpretar as constantes mudanças legais.

A realidade brasileira mostra que a Gestão de Tributos é muito mais que um direito das empresas, mas sim uma obrigação administrativa e estratégica para a sobrevivência e crescimento dos seus negócios.

A BONNA CONSULTORES ASSOCIADOS atua na elaboração do Planejamento Tributário, não se limitando a consultoria, mas sim agindo efetivamente na implementação de soluções que possibilitam a redução da carga tributária, inclusive com aproveitamento de incentivos fiscais, regimes especiais e recuperação de créditos tributários.

METODOLOGIA UTILIZADA

  • Análise de todos os procedimentos tributários da empresa, com o objetivo de identificar, com base na interpretação da legislação vigente, novas alternativas que proporcionem redução inteligente na carga tributária;
  • Avaliação da estrutura societária, com objetivo de orientar sobre a melhor forma de organização, com vistas a minimizar o impacto tributário para a empresa e seus sócios, facilitando o planejamento sucessório e proporcionando a competitividade das organizações;
  • Verificação de possíveis recuperações tributárias, administrativas e/ou judiciais;
  • Estudo das ferramentas aplicáveis, de acordo com a estrutura da empresa, para a elaboração do planejamento tributário;
  • Orientação e acompanhamento na implementação do planejamento tributário definido.